Menos poda, significa mais saúde para as árvores.

 

Joan Guitart, chefe da área de árvores, parques e jardins de Barcelona.





Joan Guitart é responsável pela Área de Árvores de Parques e Jardins de Barcelona, ​​numa das últimas entrevistas realizadas para a BETEVE analisa a gestão atual das árvores na cidade de Barcelona.

Ao longo desta conversa, Guitart explica que a prática de realizar grandes podas de árvores nas ruas não é realizada em Barcelona há anos , mas ainda é realizada em muitos municípios da Catalunha e do resto do estado, onde é muito internalizado que, se uma árvore não é podada, ela é "desprezada".

Uma situação que contrasta com os últimos anos, em que as diretrizes e tendências em relação à poda de árvores na área urbana de Barcelona se concentram em deixar as árvores crescerem livremente e podá-las somente quando estritamente necessário.

Guitart explica que “Nos últimos anos, as árvores de Barcelona cresceram mais livremente e não são mais podadas como antes. Menos poda significa mais saúde para as árvores, e aquelas que são podadas o mínimo necessário tornam-se mais saudáveis. Se as árvores crescerem livremente, em equilíbrio, serão mais saudáveis ​​e combaterão melhor as pragas de insetos e fungos, além de serem mais fortes e resistentes. ”

Desta forma, confirma que as árvores com copas grandes proporcionam mais benefícios aos cidadãos, pelo facto de serem elementos essenciais nas cidades pelo facto de proporcionarem um grande valor ambiental e social, dado o seu papel de reguladores do clima. Uma importância fundamental no atual contexto de emergência climática.

O PAPEL DAS ÁRVORES NA LUTA CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Deve-se lembrar que árvores com copas grandes geram sombra e frescor no verão, baixando alguns graus a temperatura ao nível da rua. Além disso, a sombra que geram nas fachadas no verão contribui para a redução do consumo de energia para a climatização de edifícios, principalmente nos primeiros andares. As árvores de folha caduca também permitem a passagem da luz solar no inverno e contribuem para a redução do consumo de energia. As árvores ajudam a reduzir a poluição sonora, ou seja, o ruído proveniente do tráfego rodoviário e da atividade urbana. Eles melhoram a qualidade do ar, gerando oxigênio e contribuindo para a retenção de gases e partículas poluentes.

As árvores reduzem a concentração de poluentes porque as folhas podem incorporar gases e reter partículas em suspensão. As árvores nas estradas contribuem para regular o ciclo da água, ajudando a reduzir o volume de escoamento e possíveis inundações.

Eles também aumentam a biodiversidade vegetal. A variedade de espécies de árvores e arbustos - especialmente se fornecem frutas - fornecem alimento e abrigo para vários animais, especialmente pássaros. Por fim, as árvores também trazem benefícios sociais ao melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Eles embelezam e fazem mais com as cidades, e nos proporcionam mudanças de cores ao longo do ano e também nos permitem curtir as cores do outono.

No entanto, no caso de ruas muito estreitas e com alto volume de tráfego, grandes copas podem ser contraproducentes, pois limitariam a ventilação e as partículas poluentes poderiam ser retidas por mais tempo. Porém, este não é o caso de Barcelona, ​​já que nas pequenas ruas existem pequenas árvores.

Que tipo de poda se faz nas árvores de Barcelona?

Antes da poda, deve-se levar em consideração as características da espécie e o estágio de desenvolvimento da árvore. Em geral, é conveniente diferenciar intervenções em árvores novas e em árvores herdadas, ou seja, árvores antigas plantadas há anos. As árvores que voltam a ser plantadas chegam com uma poda de treino feita aos viveiros.

Durante os primeiros quatro anos não são podadas, apenas regadas para criar raízes. A partir de então, uma vez restaurado o sistema radical, eles cresceram mais rápido. Se o fizerem corretamente, não há intervenção, apenas é feita uma revisão periódica para determinar se têm ramos secos, ou que vão para as fachadas e que têm de ser retirados.

São árvores que estão em equilíbrio no novo ecossistema urbano: são saudáveis ​​e resistentes. Árvores herdadas, como bananeiras grandes ou mirtilos, que foram submetidas a podas agressivas no passado, não apresentam um desenvolvimento muito vertical , ou seja, um único eixo de onde emergem ramos, mas um cruzamento de ramos de onde emergem seis ou sete eixos, fato que facilita o toque nas fachadas.

Nestes casos, como explica Joan Guitart, é necessário fazer podas de manutenção, ou seja, retirar os ramos secos e os que vão para as fachadas. "Você tenta manter a árvore em equilíbrio, a árvore é grande, mas a parte aérea é compensada pelas raízes."

Entre as árvores antigas, também estão incluídas as árvores desequilibradas ou mal formadas, nas quais é conveniente reduzir a copa por razões de segurança através da poda de reestruturação. As árvores de sombra antigas, apesar de grandes, crescem lentamente.

A poda de palmeira é uma poda de manutenção específica que se limita à retirada de folhas secas, caules, inflorescências e frutos, respeitando ao máximo a forma esférica natural da copa.

Com que frequência as árvores são podadas em Barcelona e como a segurança é garantida nas árvores?

Guitart explica que “25% das ruas de cada bairro são podadas anualmente, na ordem de rotação das ruas estabelecida, portanto, a cada quatro anos intervimos na poda de todas as árvores de Barcelona. A campanha decorre entre outubro e março, embora as ações detetadas nas análises anuais sejam realizadas ao longo do ano. ”

Sobre a segurança no manejo das árvores, ele comenta que “Para minimizar os riscos associados à queda de galhos ou árvores, é necessário saber a todo o momento o estado de todas as árvores nas ruas da cidade. É por isso que uma vez a cada dois anos o número total de árvores nas ruas de Barcelona é revisado uma por uma. "

Desta forma, “São cinco fiscais rodoviários que percorrem as ruas ao longo do ano, analisam cada exemplar e revisam todas as alterações que possam ter (altura, estrutura, cavidades, etc.). Os dados são inseridos em um aplicativo, usando um tablet, e isso sugere se essa árvore pode ser mantida como está, se alguma intervenção específica precisa ser feita (porque tem um ferimento, corte um galho ou reestruture / compense a copa) , ou, na pior das hipóteses, se tiver que ser derrubada por razões de segurança e substituída por outra. "

Por fim, Guitart comenta que cada árvore de Barcelona possui um arquivo no qual, além de todas as informações de segurança , indica para quais espécies ela deverá ser substituída depois de morrer ou precisar ser derrubada , de acordo com o “Plano Diretor para Árvores (2017-2037), que visa que nenhuma espécie ultrapasse 15% do total no futuro, além de evitar a monocultura.

Os operadores que realizam a poda o fazem com um aparelho digital e acessam o histórico de cada árvore que devem podar. O aplicativo contém descritas as ações a serem realizadas de acordo com a análise de segurança. Se um inspetor detecta que uma árvore está em risco iminente, ou se um alerta é recebido dos vizinhos para um problema específico, as brigadas de emergência atuam. 

Comentários